sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Empreendorismo: Sucesso não é sinônimo de sorte!

Quem não sonha em ser dono do seu próprio negócio? Não ter que cumprir ordens de ninguém... trabalhar quando quiser...escolher seu próprio salário!

Pois é....quantas pessoas vão nesse pensamento e acabam morrendo na praia!

Não tem jeito...quem quiser ser ‘dono do seu próprio negócio’ tem que dedicar-se muito: estar sempre ‘antenado’, estar em dia com a tecnologia, ter sempre atualizado seu banco de dados de clientes, fornecedores, concorrentes.

O Sebrae é uma boa fonte para quem pretende ser um empreendedor. Tive a oportunidade de fazer cursos, participar de palestras, e tenho visto que a diferença entre empresários bem sucedidos e os que vão a falência, se resume em uma coisa: não ficar parado esperando o governo mudar, o tempo mudar, o mundo mudar....a mudança tem que partir de você! Ser você o responsável por seus acertos e erros!

Na última palestra que participei, ‘Pesquisa e Análise de Mercado’, o consultor do Sebrae expôs, com muita propriedade, que abrir uma empresa não é simplesmente achar que vai dar certo, e ‘meter a cara’! Primeiro, é necessário fazer uma análise de mercado, verificando se o produto que você quer oferecer, o mercado não está saturado, definir seus clientes, concorrentes e fornecedores, aí se realmente o mercado comporta mais um, ir a luta! Mas calma, não se esqueça do plano de negócios!

Mas uma boa noticia: segundo o próprio Sebrae, o número de micro e pequenas empresas que sobreviveram a mais de dois anos, aumentou de 50,6 %, em 2002, para 78% , em 2005. E vai perguntar para esses empreendedores se eles atribuem isso a sorte...

Nenhum comentário: